Interfaces do bibliotecário com o corpo docente e corpo discente
Inicio abordando o aspecto da competência informacional em bibliotecas universitárias, onde Vitorino (2008) coloca o principal papel da biblioteca Universitária – e por conseqüência dos profissionais que nela atuam – é entender às necessidades informacionais da comunidade acadêmica (corpo docente, discente, pesquisadores e técnicos administrativos), onde é concentrado sua coleção nos conteúdos programáticos ou em projetos acadêmicos dos cursos ministrados pela universidade a qual está vinculada.
Segundo Vitorino (2008) “se ponderar quanto à atuação do profissional da informação Bibliotecário e em específico de Biblioteca Universitária que a educação continuada deste profissional é de responsabilidade do próprio profissional, pois ao assumir uma postura ativa e crítica, o que pressupões uma disposição de busca incessante, o Bibliotecário terá competência para atuar em prol as sociedades contemporâneas” (VITORINO, 2008, p. 9 Opct. VALETIM, 2002).
Segundo Miranda (2004) as atividades tradicionais atribuídas aos bibliotecários, como mediador entre a informação e o usuário, devem ser agregadas as experiências com as técnicas de gerenciamento da informação e conhecimentos sobre as tecnologias da informação para a confirmação do seu papel de filtrar a informação em produtos e serviços de informação.