sexta-feira, 15 de março de 2013
DIA 12 DE MARÇO DIA DO BIBLIOTECÁRIO
Biblioteconomia é uma área interdisciplinar e também multidisciplinar do conhecimento que estuda as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação e gestão da informação e do conhecimento em diferentes ambientes de informação tais como bibliotecas e centros de documentação, centros de pesquisa. Atualmente, a área está entrelaçada com diversas outras áreas, principalmente com a Ciência da Informação e a Documentação.
A primeira escola de Biblioteconomia do mundo foi criada por Melvil Dewey, que não só participou da criação da American Library Association (ALA), como criou também a Classificação Decimal de Dewey.
Outros grandes nomes como Johannes Gutenberg e Gabriel Naudé, além de períodos como o Renascimento e a Revolução Francesa, também estão atrelados à história da área. Atualmente, existem cerca de 30.000 bibliotecários no Brasil, inscritos nos 15 Conselhos Regionais ao redor do país[3]. A profissão de bibliotecário no Brasil é fiscalizada pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB).
A PROFISSÃO:
O bibliotecário é um profissional que trata a informação e a torna acessível ao usuário final, independente do suporte informacional. Ele trabalha em centros de documentação, bibliotecas, pode gerir redes e sistemas de informação além de gerir recursos informacionais trabalhalhando com tecnologia de ponta. O bibliotecário é o profissional que classifica, conserva, organiza, divulga e gerencia acervos de bibliotecas, centros de documentação e os mais diversos tipos de unidades de informação.[12] O Conselho Federal de Biblioteconomia é a autarquia federal de fiscalização.[3] No Brasil, a profissão do bibliotecário é regulamentada pelas leis n° 9.674, de 26 de junho de 1998 e pela lei nº 4.084, de 30 de junho de 1962 e na legislação correlata. Suas atribuições são registrar os profissionais em biblioteconomia, fiscalizar o cumprimento do código de ética profissional e o funcionamento de bibliotecas, dentre outras.
ATUALIDADE:
O profissional tem atuado e diversas áreas da informação, venho relatar uma breve experiência que tive durante o curso de biblioteconomia.
o meu estágio foi na Biblioteca de Direito, com documento convencional.
o segundo estágio foi no Acervo fotográfico do SESI, esse foi o marco na minha vida profissional, onde alí tive uma visão maravilhosa da profissão. Veio a ideia de elaborar a minha monografia sobre "conservação e preservação de acervo fotográfico"
Entrei de cabeça, corpo e alma neste projeto, onde me encontrei no mundo mágico da Biblioteconomia.
Participei de projetos maravilhosas com catalogar figurinos e cenários na FUNARTE.
Gente a BIBLIOTECONOMIA É vasta em campo profissional. Atualmente trabalho com documento eletrônico, o famoso GED conheci em 2001, e deste então eu não larguei esse GED.
beijos e FELIZ DIA DO BIBLIOTECÁRIO.!!!!!!!!!!!!!
Assinar:
Postagens (Atom)